Tratamento da Artrite Reativa com Reumatologista

tratamento da Artrite Reativa com um Reumatologista

O que você precisa saber sobre o tratamento da Artrite Reativa com um Reumatologista

A Artrite Reativa é uma inflamação nas articulações que as deixam dolorosas e inchadas e que pode se agravar com a falta de diagnóstico precoce. Por isso, é importante buscar ajuda de um reumatologista para um diagnóstico e tratamento adequado.

O reumatologista personalizará o tratamento de acordo com o histórico médico individual do paciente para melhorar a qualidade de vida. Não hesite em procurar a orientação de um reumatologista especializado se suspeitar da doença.

 

O que é Artrite Reativa?

A Artrite Reativa é uma doença inflamatória que acomete principalmente as articulações e que se desenvolve como uma resposta à uma infecção em outro órgão, como no trato gastrointestinal ou genital. Geralmente, afeta os joelhos, tornozelos e pés, mas pode também comprometer qualquer outra articulação do corpo.

 

Causas da Artrite Reativa

A Artrite Reativa é desencadeada por uma infecção e o sistema imunológico responde com inflamação. Os agentes infecciosos mais comuns associados a essa condição são a Chlamydia trachomatis, a Salmonella, a Shigella e a Yersinia. Menos frequente, outras infecções podem também causar com sífilis, infecção pelo HIV e hepatites virais.

 

Sintomas da Artrite Reativa

Os indícios da Artrite Reativa podem compreender dores, inchaços e enrijecimentos nas articulações, bem como dor na região lombar, dificuldades ao urinar, inflamação nos olhos, desconforto abdominal e diarreia.

Esses sinais podem apresentar-se desde uma até quatro semanas após a contaminação original. Alguns casos podem se tornar crônicos com as inflamações articulares durando mais de 4-6 semanas.

 

Diagnóstico da Artrite Reativa

A realização de um diagnóstico de artrite reativa envolve o exame de sintomas clínicos do paciente, o acompanhamento de um historial médico abrangente, testes de sangue e urina. Uma radiografia também pode ser indicada para avaliar a possível existência de danos nas articulações.

 

Tratamento da Artrite Reativa

O tratamento para artrite reativa tem como foco a redução da dor e dos inchaços nas articulações, através de medicamentos anti-inflamatórios. Em certas situações, pode-se recomendar o uso de antibióticos para cuidar de uma possível infecção subjacente.

Nos casos de evolução crônica em que as inflamações durem mais de 4-6 semanas, pode ser necessário uso de medicações imunomoduladoras para controle da doença. Por outro lado, a fisioterapia também pode ser recomendada a fim de aumentar a mobilidade dos membros afetados.

Além disso, é extremamente importante que a doença seja diagnosticada cedo e tratada de forma correta para evitar complicações no futuro, pois a artrite reativa pode afetar diferentes órgãos do corpo, incluindo olhos, pele, intestino e trato urinário.

 

É possível reduzir o risco de Artrite Reativa?

Infelizmente, não existe um método de prevenção para esta condição. No entanto, existem medidas que podem ser adotadas para impedir que infecções contribuam para o seu desenvolvimento.

Algumas das ações que podem ser tomadas incluem o uso seguro de sexo, a prevenção de infecções alimentares, o tratamento rápido de infecções urinárias e outros tipos de infecções bacterianas, além da lavagem frequente das mãos e o uso de desinfetantes para as mãos para evitar a disseminação de infecções.

 

Palavras Finais

Em conclusão, a artrite reativa é uma afeção inflamatória que pode afetar as articulações, olhos, pele e trato urinário. Trata-se de uma doença que surge como reação a uma infecção prévia. Embora não exista uma cura para a artrite reativa, o tratamento tem como objetivo aliviar os sintomas e prevenir complicações.

Se você suspeita de que está sofrendo com esta condição, consulte um médico para obter um diagnóstico e tratamento corretos. Além disso, seguir medidas de prevenção de infecções é essencial para reduzir o risco de desenvolver esta patologia.

Quando Buscar Ajuda Profissional?

Se você está com dores nas articulações e outros sintomas da Artrite Reativa, marque uma consulta para que o Dr. Rodrigo possa realizar uma avaliação aprofundada e exames necessários para um diagnóstico e tratamento adequados.

Comentários

O que você faz para gerenciar sua saúde? Compartilhe suas dicas nos comentários abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode gostar destes