Dr. Rodrigo de Oliveira, Reumatologia Ribeiro Preto, reumatismo, reumatologista, fibromialgia, gota, lpus, artrite reumatoide, espondilite anquilosante, artrite psorisica, tendinite, lombalgia, dor nas costas, sacroileiite

Tel: (16) 3013-8876 / 3514-1961

Espondilite Anquilosante

A Espondilite Anquilosante (EA) é uma uma doença reumática que causa inflamação principalmente na coluna vertebral e nas articulações sacroilíacas (articulações que ficam na região das nádegas).

A "EA" manifesta-se mais frequentemente no sexo masculino, sendo 4 a 5 vezes mais freqüentes nos homens que nas mulheres. Normalmente, os pacientes desenvolvem os primeiros sintomas no final da adolescência ou no início da idade adulta (17 aos 35 anos de idade). Filhos de pais com "EA" também tem maior chance de apresentar a doença no futuro.

Quais são os sintomas?

As manifestações da doença podem variar de um quadro de dores nas costas contínua e significativa (principalmente na região das nádegas, ou mais acima na região lombar), até uma doença mais grave e sistêmica, acometendo várias outras juntas, os olhos, coração, pulmões, medula espinhal e rins.

O surgimento das dores na coluna ocorre de modo lento e insidioso durante algumas semanas. No início, a "EA" costuma causar dor nas nádegas, possivelmente se espalhando pela parte de trás das coxas e pela parte inferior da coluna. Frequentemente observa-se que a dor melhora com exercícios e piora com repouso, sendo pior principalmente pela manhã.

Alguns pacientes se sentem globalmente doentes, sentem-se cansados, perdem o apetite e também perdem peso. Geralmente essa dor está associada a uma sensação de enrijecimento na coluna (rigidez), com consequente dificuldade na mobilização. Eventualmente, o paciente também pode apresentar dor na planta dos pés, principalmente ao se levantar da cama pela manhã. Posteriormente, a inflamação das articulações entre as costelas e a coluna vertebral pode causar dor no peito, que piora com a respiração profunda.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é feito com principalmente com base nos dados clínicos, podendo ser complementado por exames laboratoriais e radiológicos, conforme o caso de acordo com a avaliação do reumatologista.

Como é o tratamento?

O tratamento dessas condições têm avançado bastante recentemente. Inicialmente é realizado com anti-inflamatórios. Algumas vezes, medicamentos biológicos especiais podem ser necessários. Esses medicamentos poderão ser apropriadamente prescritos pelo seu médico. Além das medicações, o tratamento fisioterápico é fundamental para a prevenção de deformidades.

Definição

A espondiliteanquilosoante é uma doença que faz parte um grupo de doenças comenhecidas como espondiloartrites. As espondiloartrites correspondem a um grupo de doenças que apresentam as seguintes manifestações clínicas em comum:

1. Artrite, com preferência ao acometimento das articulações sacroilíacas e da coluna vertebral; Mas também podem acometer outras articulações periféricas com tornozelo, joelho, quadril;
  2. Pesquisa negativa para o fator reumatóide (FR: exame de sangue);
  3. Inflamação nos tendões e ligamentos que se ligam ao osso (entesites);
  4. Marcador genético semelhante (HLA-B27).

Fazem parte deste grupo de doenças, as seguintes:

Espondilite Anquilosante, Espondiloartrite Indiferenciada (indivíduos que não desenvolvem a doença completamente), Artrite Reativa (associada a doenças infecciosas), Artrite Psoriásica (associada à Psoríase), Artrites enteropáticas (associadas à doença de Crohn, Retocolite Ulcerativa, doença de Whipple, entre outras).

FONTE: Sociedade Brasileira de Reumatologia (www.reumatologia.com.br)