Dr. Rodrigo de Oliveira, Reumatologia Ribeiro Preto, reumatismo, reumatologista, fibromialgia, gota, lpus, artrite reumatoide, espondilite anquilosante, artrite psorisica, tendinite, lombalgia, dor nas costas, sacroileiite

Tel: (16) 3013-8876 / 3514-1961

O que é Reumatismo?

O termo reumatismo, embora consagrado pelo uso, não é um termo adequado para denominar um grande número de diferentes doenças reumáticas.

Hipócrates pensava que a artrite era causada por fluídos que vinham da bile e do cérebro. Em grego, fluir, correr é rheuma e esta palavra foi utilizada, mais tarde, para reunir as doenças que cursam com artrite.

Principais Doenças

Artrite Reumatóide

A (AR) é uma doença inflamatória crônica que pode afetar várias articulações...

Saiba Mais

Espondilite Anquilosante

A (EA) é uma uma doença reumática que causa inflamação principalmente na...

Saiba Mais

Síndrome da Fibromialgia

A (FM) é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo...

Saiba Mais

lombalgia

A lombalgia ou “dor na coluna” é a dor que ocorre nas região lombar inferior...

Saiba Mais

Osteoartrite (Artrose)

Osteoartrite é o mesmo que osteoartrose, artrose ou doença articular degenerativa...

Saiba Mais

Reumatismo é um termo genérico usado para designar um grupo de doenças que afeta articulações, músculos e esqueleto, caracterizado por dores e restrições dos movimentos.

Sob a denominação genérica de reumatismo existem mais de 200 doenças diferentes. Muitos pensam em reumatismo quando sentem dores ao longo dos músculos e tendões (os pacientes freqüentemente mostram tendões e os identificam como nervos). Outros referem-se às doenças articulares.

Diferentemente que ocorrer nas doenças cardiológicas, pulmonares, renais, as doenças reumáticas não ficam restritas ao sistema músculo-esquelético. Elas podem acometer qualquer órgão do corpo humano, tais como rins, pulmões, coração, cérebro, etc.

Nos modernos livros-texto de reumatologia não há a preocupação em definir reumatismo. Realmente, a diversidade de doenças reumáticas existentes impede uma definição que abranja adequadamente todas elas, pois os mecanismos causadores das doenças e os órgãos atingidos variam bastante.